O furacão Irene se movia ao longo do noroeste das Bahamas nesta quinta-feira e alertas de furacão e tempestade tropical foram emitidos para uma parcela da costa leste dos Estados Unidos, informou o NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês) do país.
O alerta de furacão foi emitido para a costa da Carolina do Norte, desde o norte de Surf City até a fronteira com a Virgínia, incluindo Pamlico, Albemarle e Currituck Sounds.
Já o alerta de tempestade tropical foi emitido desde o norte de Edisto Beach, na Carolina do Sul, até Surf City, disse o NHC.
Por volta das 6h (horário de Brasília), o Irene estava a cerca de 1.180 km ao sul de Cabo Haterras, na Carolina do Norte, com ventos máximos sustentados de 185 km/h.
Enquanto isso, outro sistema de baixa pressão localizado a 1850 km leste-nordeste das ilhas Leeward tem uma pequena chance de se tornar um ciclone tropical nos próximos dois dias, informou o centro.
Nova York também se prepara para “Irene”
A prefeitura de Nova York se prepara para esvaziar áreas costeiras e resgatar moradores que ficarem isolados, usando uma frota de barcos da polícia, no caso de a cidade ficar alagada na passagem do furacão Irene, prevista para o fim de semana.
A projeção dos meteorologistas é de que o furacão Irene se dirigirá no sentido da costa leste dos Estados Unidos e possivelmente castigará Nova York na noite de sábado ou no domingo.
Ele está classificado na categoria 3, da escala Saffir-Simpson –que vai de 1 a 5–, mas os especialistas dizem que provavelmente perderá força ao se mover para norte e poderá passar ao nível 2 ao atingir Long Island, no leste da cidade de Nova York.
Fonte: Folha de São Paulo