Viajar debilitado: quais são as regras para cada companhia?

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), entre julho de 2017 e junho de 2018 mais de 100 milhões de brasileiros viajaram de avião. Em meio a tantas viagens, imprevistos podem acontecer, como uma situação que cause uma certa debilidade. As companhias aéreas oferecem auxílio para quem está com alguns tipos de debilitações, confira o que cada uma diz.

Avianca

Para pós-operados, engessados e enfermos, é necessário o envio do formulário médico (MEDIF) para o e-mail: [email protected]. O documento deve ser enviado com antecedência máxima de 72 horas do horário previsto de partida do voo, digitalizado e assinado pelo passageiro (ou seu representante legal) e pelo médico.

O embarque do passageiro em alguma destas condições fica sujeito à autorização da Avianca. Assim que realizada a análise das informações do MEDIF, cedidas pelo passageiro e por seu médico, um e-mail com a resposta será enviado. Por motivo de segurança operacional e de saúde, o transporte poderá ser negado.

Para mais detalhes, acesse a página da Avianca clicando aqui.

GOL

Se você vai viajar debilitado e está com a capacidade de locomoção reduzida temporariamente por motivos médicos (imobilização, cirurgias, etc.) e precisa de assistência, pode pedir o auxílio no momento da compra da passagem ou no Atendimento Online da GOL, com até 48 horas de antecedência.

Você precisa enviar o MEDIF à GOL até 48 horas antes da viagem.

A GOL oferece cadeira de rodas e você também pode despachar uma cadeira de rodas ou um par de muletas sem custo adicional.

Para mais detalhes, acesse a página da GOL clicando aqui.

Latam

Para passageiros com necessidades especiais, a Latam solicita que você informe através da central de atendimento qual auxílio que você necessita e a data de sua viagem. Em alguns casos, poderá ser necessário o envio de documento médico para análise.

Você pode avisar sobre sua necessidade especial no momento da compra da passagem em nosso site ou pela Central de Vendas, Fidelidade e Serviços até 48 horas antes da partida de seu voo.

A Latam também despacha cadeiras de rodas de forma gratuita e disponibiliza uma caso você precise, mas é necessário comunicar com antecedência.

Para mais detalhes, acesse a página da Latam clicando aqui.

Azul

Se você for viajar debilitado ou não está perfeita saúde, é obrigatório preencher o Formulário MEDIF (Medical Information Form).

Quem precisa preencher o formulário MEDIF são pessoas que:

sofrem de enfermidade ou incapacidade que cause efeitos à sua saúde e bem-estar ou até mesmo aos demais passageiros e tripulação;
passou por uma cirurgia recentemente;
tem uma condição de saúde considerada instável;
representa um risco à segurança ou à pontualidade do voo;
precisa da atenção ou do acompanhamento médico e/ou equipamentos especiais durante o voo.
O formulário pode ser encontrado no próprio site da Azul.

Para mais detalhes, acesse a página da Azul clicando aqui.

Viaje com passagens emitidas com milhas

Passagens emitidas com milhas aéreas podem ser uma alternativa com custo menor para viagens aéreas. Uma das empresas que presta esse tipo de serviço é a P2P Milhas. Caso queira saber mais clique aqui.

Fonte: Exame

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