Veja o que muda nas operações no Brasil de empresas aéreas e ligadas ao turismo

Imagem: Divulgação

Nesta segunda (16), associações que representam o setor do turismo no Brasil encaminharam uma carta conjunta para o governo com um pedido de medidas emergenciais para garantir a sustentabilidade das empresas do setor. As entidades estimam que a taxa de cancelamento de viagens em março chegou a 85%.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) já havia informado que está discutindo diretamente com os fornecedores de passagens e hospedagens para que eles facilitem “remarcações ou reembolso, sem custo, aos passageiros que não se sentirem confortáveis em viajar neste momento”.

Aviação

Latam: quem comprar passagens nacionais e internacionais até 31 de março poderá ter data ou destino alterado sem multas.

  • A rota São Paulo-Milão foi suspensa entre os dias 2 de março e 16 de abril. Todos os clientes com passagens dentro desse período com origem ou destino na Itália poderão remarcar data e/ou destino do bilhete sem multa (mas com diferença tarifária) ou pedir reembolso completo, de acordo com a validade do bilhete. Voos com origem ou destino na Itália programados até o dia 30 de abril poderão ter remarcados data e/ou destino para viajar até 31 de dezembro deste ano
  • Passageiros com voo para Israel, país que exigiu quarentena para ingresso no país, poderão remarcar data ou destino do voo sem multa (mas com diferença tarifária) para viajar até 31 de dezembro deste ano
  • Todos os voos internacionais com reservas feitas entre 6 e 22 de março poderão remarcar data e/ou destino do voo sem multa (mas com diferença tarifária). A alteração poderá ser feita uma única vez, até 14 dias antes da partida do voo original, e para viagens até 31 de dezembro deste ano
  • Para demais voos e destinos, a Latam informou que mantém a programação normal e que avaliará pontualmente caso a caso questões de flexibilização de regras.

Azul: a empresa anunciou nesta segunda (16) a redução de sua capacidade consolidada de 20% a 25% no mês de março, e entre 35% a 50% em abril e meses seguintes, até que a situação relacionada ao surto de coronavírus se normalize.

  • A Azul suspendeu as operações nas bases em Bariloche, na Argentina, Lages (SC), Pato Branco (PR), Toledo (PR), Ponta Grossa (PR), Guarapuava (PR), Araxá (MG), Valença (BA), Feira de Santana (BA), Paulo Afonso (BA) e Parnaíba (PI).
  • A companhia aérea também já havia comunicado que, partir de 16 de março, todos os voos internacionais, exceto os que partem de Campinas (SP), serão suspensos.
  • A empresa informou que no caso de voos internacionais está disponibilizando alteração da viagem sem custo ou cancelamento deixando o valor como crédito. Isso vale para voos com origem ou destino em Lisboa ou Porto, América do Sul e Estados Unidos para as passagens adquiridas em março.
  • No caso de voos com conexão em Lisboa ou Porto que têm como destino ou origem a Itália, a companhia disponibiliza reembolso integral sem cobrança de multa.
  • Os clientes com voos domésticos com embarque até 30 de junho podem solicitar a alteração sem taxas, cancelar a viagem – deixando o valor como crédito para outros voos – ou solicitar o reembolso condicionado ao pagamento de taxas.

TAP Air Portugal: a companhia definiu novas medidas de aumento da flexibilidade para alteração de datas e destino das viagens. Viagens reservadas antes de 8 de março e para voos com partida até 31 de maio, podem solicitar a alteração da data da viagem para até o dia 31 de dezembro, ou destino.

Para viagens após o dia 31 de maio a empresa recomenda que o viajante monitore a evolução da situação do novo coronavírus. “e quando a sua viagem estiver mais próxima e se a situação relativa à pandemia se mantiver, verifique novamente junto da TAP quais medidas devem ser tomadas”. A taxa de alteração do voo é gratuita, no entanto, será cobrada as diferenças tarifárias, que podem variar de acordo com a data de viagem e/ou rota.

American Airlines: todos os voos para São Paulo, Brasília e Manaus estão suspensos até o dia 6 de maio. Voos de Dallas para São Paulo serão suspensos entre 19 de março e 3 de junho. Viagens de Los Angeles para São Paulo ficam interrompidas entre 19 de março e 24 de outubro. A empresa pede para que procure seus canais de comunicação sobre alterações em relação a passagens.

A companhia aérea anunciou que irá renunciar às taxas de mudança para clientes que compraram passagens antes de 11 de março para viajar para a Europa, incluindo o Reino Unido, até 31 de maio. Sobre os clientes que tiveram os voos cancelados, a empresa informou que entrará em contato diretamente por e-mail ou telefone. Os clientes que optarem pelo reembolso total poderão realizar a solicitação online.

Air France e KLM: o grupo Air France-KLM informou nesta segunda (16) que vai reduzir gradualmente suas atividades de voo e o número de assentos por quilômetro disponível sofrerá diminuição entre 70% e 90%.

Sobre cancelamentos e remarcações de passagens, o grupo afirma que clientes só podem solicitar reembolso em caso de voos cancelados ou com atraso de mais de três horas. Os reembolsos no contexto do surto de coronavírus serão realizados, segundo a empresa, com a aplicação de uma multa. O valor vai variar de acordo com a modalidade de cada cliente.

A empresa informou que está realizando mudanças operacionais diariamente conforme as atualizações referente ao surto de coronavírus.

Segundo a KLM, os voos para Milão e Veneza foram interrompidos temporariamente. A companhia continua operando nas cidades de Bolonha, Turim, Florença, Roma, Gênova, Nápoles e Catânia. Na China, a companhia suspendeu as operações em Hong Kong, Chengdu, Hangzhou e Xiamen até o dia 3 de maio.

Gol: a companhia informou que segue recomendações do órgão sanitário para tomar todas as medidas cabíveis e que está em contato com todos os clientes afetados para remanejar suas viagens sem custos adicionais.

Passageiros com voos nacionais e internacionais marcados para até o dia 14 de maio deste ano, podem solicitar o cancelamento e manter o valor como crédito para voos futuros, remarcação para qualquer período dentro de 330 dias ou o reembolso sem taxa de cancelamento.

Air China: diz que permite a alteração ou cancelamento para as passagens adquiridas antes do dia 28 de janeiro sem custo adicional.

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