Rio de Janeiro também terá redução do ICMS sobre querosene de aviação

Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro. Crédito: Portal Brasil 

Medida, uma das bandeiras defendidas pelo Ministério do Turismo, vai reforçar a atração de voos ao estado e incrementar o mercado de viagens nacional.

O trabalho voltado à melhoria da conectividade aérea nacional acaba de ganhar novo impulso. Autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o estado do Rio de Janeiro vai reduzir de 12% para 7% a alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), medida que favorece a atração de novos voos. Com a decisão, as secretarias de Estado de Turismo e da Fazenda já realizam tratativas junto ao trade turístico e ao setor aéreo em busca de avanços que permitam gerar receitas e empregos ao país.

Em fevereiro deste ano, o estado de São Paulo já havia adotado atitude semelhante, derrubando de 25% para 12% o percentual do imposto aplicado ao QAV. A mudança, operada pelo principal destino emissor de viajantes do Brasil, gerou uma contrapartida de empresas do segmento que se comprometeram a oferecer 490 novos voos com destino a 21 estados. São Paulo, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), concentra 44% do mercado de aviação civil do Brasil.

Leia mais em Ministério do Turismo

 

Previous Turismo corporativo cresce quase 15%

Plantão Emergencial – São Paulo: 11 3156 7600 | Demais localidades: 0800 770 0750

© 2024 Maringá Turismo. Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo