LATAM – Contingência – Aviso de Coronavírus

O Grupo Latam Airlines anunciou novas medidas de apoio aos seus clientes devido às restrições adotadas por diferentes países em resposta à propagação do coronavírus. As medidas são válidas para os passageiros que viajam de/para Itália, assim como para os passageiros que viajam da Itália e da Espanha para o Chile. No caso do Chile, o Ministério da Saúde anunciou que todo passageiro proveniente da Itália ou da Espanha deve passar por um período de 14 dias de isolamento em sua residência, o que terá efeito após a publicação da decisão no Diário Oficial. Já a Itália adotou medidas após o aumento da disseminação de casos, aplicando a quarentena para todo o país.

Com esses contextos, a Latam Airlines oferecerá aos seus clientes flexibilidade para reprogramar os seus voos sem cobrança de multa.

Voos para o Chile a partir da Itália e da Espanha
Os clientes com passagens aéreas adquiridas para voos a serem operados até 30 de abril de 2020 poderão optar pela seguinte alternativa para viajar até 31 de dezembro de 2020: reprogramação da data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária).

Voos de/para a Itália
Os clientes com passagens aéreas adquiridas para voos a serem operados até 30 de abril de 2020 poderão optar pela seguinte alternativa para viajar até 31 de dezembro de 2020: reprogramação da data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária).

EXCEÇÕES COMERCIAIS LATAM
Devido a: Alerta de Coronavirus
Passageiros viajando: 1. A Papeete (PPT), passageiros viajando a Papeete (PPT) de qualquer origem, deverão apresentar no aeroporto de embarque um certificado médico de menos de 05 dias, que certifique o estado de saúde. Caso não porte o certificado, não poderão ser embarcados. A reserva poderá ser validada através do SSR CMNT DNB PPT COVID CERT.

em bilhetes emitidos até 10 de fevereiro, 2020, se tenha visitado algum dos seguintes países desde el 01 de janeiro, 2020:  China, Camboja, Vietnã, Índia, Japão, Macau, Malásia, Nepal, Cingapura, Coréia do Sul, Sri Lanka, Taiwan, Tailândia, Vietnã e/ou Filipinas.

2. Partindo da China Continental, Hong Kong SAR ou Macao SAR com bilhetes emitidos na China até 31 de janeiro de 2020 e desde Coréia do Sul com bilhetes emitidos em Coréia do Sul até o 24 de fevereiro de 2020. 

3. Países com restrições de entrada: Estados Unidos (US), Nueva Zelandia (NZ), Jamaica (JM), Austrália (AU) e Paraguai (PY). Ver detalhes aqui.

4. Restrição de entrada em Israel para passageiros ou tripulantes que visitaram os seguintes países nos últimos 14 dias antes do embarque: República da China, Macau, Singapura, Tailândia, Hong Kong, Coréia do Sul, Japão, Itália,  Irã, Líbano, Síria, Iraque, Áustria, Espanha, França, Andorra, San Marino, Alemanha e Suíça.  

Outras considerações sobre o embarque a Israel: 

a.            É permitido a entrada excepcional de Diplomáticos (identificação do Ministério de Assuntos Exteriores) e suas famílias que tenham visitado algum dos países restringidos nos últimos 14 dias. 

b.            É permitido a entrada de qualquer passageiro que conta com uma autorização oficial emitida na embaixada de Israel ou a autoridade de imigração de Israel, que autorize a sua entrada.

5. Bilhetes LATAM emitido na Ásia:

a. Até 31 de janeiro de 2020, para quando o passageiro tenha 2 bilhetes: um bilhete LATAM (sem segmentos China Continental, Hong Kong SAR ou Macao SAR) e um bilhete emitido por outra companhia, iniciando na China Continental, Hong Kong SAR ou Macao SAR.

b.Até 24 de fevereiro de 2020, quando o passageiro possui 2 bilhetes: um bilhete LATAM (sem segmento na Coréia do Sul) e um bilhete emitido por outra companhia aérea originando na Coréia do Sul.

6. Passageiros em voos LATAM com conexão, origem e/ou destino China, Coréia do Sul (independente do país de emissão do bilhete).

Data de voo original:
  • Passageiros viajando a partir da China Continental, Hong Kong SAR, Macao SAR e Coréia do Sul (ponto 2). A partir de 27 de janeiro até 30 de abril de 2020.
  • Passageiros que têm restrição de entrada em certos países (ponto, 1, 3 e 4): A partir de 27 de janeiro até 30 de abril de 2020. 
    • Para confirmar que se qualificam como passageiros “não embarcáveis”, deverão apresentar passaporte indicando estadia nos países restringidos (Ver considerações adicionais)
    • Para casos de DNB (ex.: ausência de certificado ao embarcar no aeroporto de PPT), o respaldo será confirmado via SSR CMNT na reserva “DNB PPT COVID CERT”
  • Passageiros com bilhetes LATAM emitidos na Ásia (ponto 5a e 5b): A partir de 27 de janeiro até 30 de abril de 2020.
  • Passageiros em voos LATAM com conexão, origem e/ou destino China Continental, Hong Kong SAR, Macao SAR e Coréia do Sul (ponto 6): A partir de 27 de janeiro até 20 de abril de 2020.
Poderão optar a UMA das seguintes opções SEM MULTA de acordo com:
Passageiros indicados nos pontos 1 a 6
Alteração data/voo/ rerouting Para voar sujeito a disponibilidade de classe até 1 ano a partir da emissão original.
Alteração de origem/destino Sem multa, sujeito às diferenças de tarifas e vigência da passagem.
Em Endosso inserir: WUH05MAR20 – Quando o passageiro possuir dois bilhetes (segundo o indicado no ponto 5), inserir na descrição número do bilhete interlineal: WUH05MAR20 INTERLINE TKT XXX-XXXXXXXXXX.
OSI na reserva: WUH05MAR20  – Quando o passageiro possuir dois bilhetes (segundo o indicado no ponto 5), inserir na descrição número do bilhete interlineal: WUH05MAR20 INTERLINE TKT XXX-XXXXXXXXXX.
Passageiro que NÃO deseja alteração poderá solicitar a devolução de acordo com:
Passageiros indicados nos pontos 1 a 5 Passageiros em voos LATAM com conexão, origem e/ou destino, segundo o indicado no ponto 6:
 

Reembolso

Sem multa para passageiros (com ou sem voos cancelados ou reprogramados):

Aplica-se para todos os cupons SEM USO da passagem e EMD.

Inserir WUH05MAR20 

Quando o passageiro possuir dois bilhetes (segundo o indicado no ponto 5), inserir na descrição número do bilhete interlineal: WUH05MAR20 INTERLINE TKT XXX-XXXXXXXXXX

Sem multa, para todos os passageiros com voos cancelados ou reprogramados: 

Aplica-se para todos os cupons SEM USO da passagem e EMD.

Inserir WUH05MAR20 

Considerações adicionais
Detalhes: Para se proteger com essa exceção deverão apresentar a cópia do passaporte indicando a estadia nos países restringidos de acordo as regras de restrição definidas para cada país. A exceção será executada com a inserção de waiver com o motivo “Publicación contingência PROCOM”. A exceção se estende aos acompanhantes nos mesmos voos e datas.

Passageiros que tiveram voos  cancelados ou reprogramados podem optar ao resto das opções  estabelecidas na política de proteção documentada no LATAM Trade > Proteção a Passageiros.

Verifique as exceções de passageiros que viajam para a Itália aqui.

(*) Proteção sujeita a cabine em voos LATAM implica em: O agente de viagens deve fazer a reserva na classe original do bilhete e se não estiver disponível, deve reservar na classe mais baixa disponível da mesma cabine do voo LATAM e completar a reemissão involuntária do bilhete mantendo o fare basis e a construção tarifária original. Ou seja, não se deve contatar a equipe de Suporte Agências para forçar a classe original.

Importante:

Aplica-se alteração de data/voo/rerouting mantendo mesmo origem/destino

Alteração de origem/destino implica em voar desde ou até uma cidade diferente da indicada no cupom de voo original

Os ancillaries associados ao bilhete estão sujeitos a mudanças e/ou devolução seguindo a ação tomada com o bilhete.

(*) Proteção sujeita a cabine em voos LATAM implica em: O agente de viagens deve fazer a reserva na classe original do bilhete e se não estiver disponível, deve reservar na classe mais baixa disponível da mesma cabine do voo LATAM e completar a reemissão involuntária do bilhete mantendo o fare basis e a construção tarifária original. Ou seja, não se deve contatar a equipe de Suporte Agências para forçar a classe original.

Leia mais em LATAM TRADE.

Previous Atualização Corona Vírus – American Airlines

Plantão Emergencial – São Paulo: 11 3156 7600 | Demais localidades: 0800 770 0750

© 2024 Maringá Turismo. Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo