Medida visa baratear o custo operacional das empresas aéreas, reduzir o preço das passagens e ampliar as rotas no Estado, inclusive para a instalação do aeroporto de Guarujá.
Imagem: Carlos Nogueira/AT
Cinco meses após o anúncio oficial, o Governo do Estado publicou na sexta-feira (19) o decreto que regulamenta a redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) que incide na querosene de aviação (QAV) – cairá de 25% para 12%. A medida visa baratear o custo operacional das empresas aéreas, reduzir o preço das passagens e ampliar as rotas no Estado – por isso, dá impulso para consolidar a instalação do Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá.
Em contrapartida, as companhias vão formar um fundo de R$ 40 milhões para custear ações de marketing, com o objetivo de incentivar que os visitantes ampliem os dias de permanência em São Paulo.
“Tivemos a sorte de soltar o edital no exato momento em que o Estado faz esse incentivo para a aviação. Isso colabora, e muito, para que o aeroporto (de Guarujá) se viabilize e mais empresas se interessem, visando um horizonte de aumento da malha viária”, resume o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Alexandre Trombelli.
Leia mais em A Tribuna