Foto: Ana Paula Calmon
Os passageiros afetados pelos cancelamentos de voos no Chile têm direito a remarcar ou cancelar as viagens sem pagar nada a mais por isso. Desde o final de semana, quem passa pelo Aeroporto Internacional de Santiago, capital do país, enfrenta uma situação caótica, por causa da onda de manifestações.
Pousos e decolagens de várias companhias aéreas estão sendo cancelados e muita gente ficou ilhada no terminal, sem ter para onde ir.
A coordenadora de atendimento e orientação do Procon de São Paulo, Renata Reis, afirma que os passageiros com viagem marcada têm duas opções.
“Eles podem procurar a companhia aérea para optar pela reacomodação em outro voo ou companhia, ou até mesmo optar pelo cancelamento da compra com devolução dos valores pagos.”
No caso do passageiro que ficar preso em algum aeroporto, as companhias também têm obrigações. “Pra atrasos de até 2 horas o consumidor já tem direito a alimentação de forma adequada, dependendo do horário e a partir de 4 horas de cancelamento terá direito a acomodação em hotel e translado, ida e volta.”
Leia mais em Jovem Pan