A Copa das Confederações FIFA 2013, que teve início no último fim de semana, não surtirá grandes impactos ao setor turístico, apontam entidades do setor e do governo. Entretanto, alguns nichos conseguiram se sobressair utilizando a competição teste para a Copa do Mundo FIFA 2014 para estimular seus negócios.
Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Edmar Bull, pode ocorrer um ajuste no calendário da demanda corporativa por conta da Copa das Confederações, com algumas empresas optando por trocar viagens de incentivo internacionais, o que normalmente acontece, por destinos nacionais, onde ocorrerão, principalmente, os jogos da Seleção Brasileira.
Um exemplo é a Duo Turismo, empresa do Grupo GPSS especializada em viagens de incentivo, que tem entre as alterações viagens com um grupo de 300 pessoas de empresas como Garoto, Pulvitec e Bunge, que viajarão à Salvador e Fortaleza para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.
As receitas com viagens corporativas no geral, que inclui as viagens de incentivo, no Brasil atingiram R$ 32,31 bilhões em 2012, alta de 12,8% em relação aos R$ 28,62 bilhões de 2011, conforme o Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas.
Fonte: Revista VOTO