Foto: Gol
Quem passar pelo Aeroporto de Guarulhos nesta terça-feira, 22, vai se deparar com um robô caracterizada com a cor laranja da marca da Gol. Na verdade, o robô é “ela” – mais especificamente Gal, criada para interagir com os passageiros nos saguões dos principais aeroportos do País. Nesta terça começam os testes com a tecnologia, desenvolvida com a chinesa Ubtech (hardware) e pela startup brasileira Pluginbot (software de interação).
Segundo a companhia aérea, a Gal – que terá cerca de 1,40m de altura, para poder interagir com crianças e adultos – começará com funções limitadas e se transformará em uma plataforma de atendimento completa com o passar dos meses. O objetivo é que o período de testes em Guarulhos, neste fim de 2019, sirva para acelerar o aprendizado da máquina.
Neste primeiro momento, a Gal não conseguirá realizar operações. No futuro, a ideia é que ela esteja conectada com o sistema de atendimento da Gol. Por enquanto, a robô poderá apenas responder perguntas, indicando, por exemplo, como fazer uma mudança de assento ou de voo por meio do aplicativo. Ela já será capaz, porém, guiar o cliente até o check-in ou a loja da Gol desviando de todos os obstáculos do caminho.
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