Um terremoto de magnitude 7,9 atingiu o Golfo do Alasca na madrugada desta terça-feira (23), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). As autoridades alertaram para um possível tsunami na costa oeste dos Estados Unidos e no Canadá.
Não houve relatos de imediato sobre danos ou feridos. Uma rádio local na ilha de Kodiak, no Alasca, localizada perto do epicentro do tremor, fez um apelo aos moradores para fugirem das áreas litorâneas.
“Esse é um alerta de tsunami. Não é um exercício. Por favor fujam para terrenos elevados. Apenas vão para o alto”, disse o locutor da rádio pública KMXT.
O alerta atingiu as regiões americanas do Alasca, do Oregon, da Califórnia, da Baía de São Francisco e até a distante ilha do Havaí, além do Canadá.
Tremor
O tremor, inicialmente medido com magnitude 8,2, ocorreu 256 km a sudeste de Chiniak, no Estado norte-americano do Alasca, a uma profundidade de 10 quilômetros, às 7h31 (horário de Brasília), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
“Se você está localizado nessa região costeira, mova-se em direção ao interior para lugares elevados. Alertas de tsunami significam que um tsunami com inundação significativa é possível ou já está ocorrendo”, disseram autoridades em um alerta para Alasca e Colúmbia Britânica (Canadá).
Toda a costa oeste dos Estados Unidos e o Havaí foram colocados em estado de observação para um tsunami.
“Com base em todos os dados disponíveis, um tsunami pode ter sido gerado por esse terremoto que pode ser destrutivo para áreas costeiras mesmo distantes do epicentro”, disse o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
Caso confirmado, o tsunami atingiria o Havaí a partir de 12h23 (horário de Brasília), acrescentou. O alerta, porém, já foi cancelado.
A agência meteorológica do Japão informou que está monitorando a situação, mas não emitiu alerta de tsunami.
Fonte: G1