Imagem: Divulgação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (28) alertando sobre problemas detectados em um lote de baterias de lítio de MacBook Pro de 15 polegadas, fabricados entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017 pela Apple. A agência recomenda aos passageiros proprietários de equipamentos desta marca que, antes de viajar com o aparelho, verifiquem se o eletrônico é um dos dispositivos afetados pela falha na bateria. A consulta pode ser feita no site da Apple (confira aqui) com o número de série do equipamento.
Os equipamentos com defeito que ainda não tiverem realizado o recall da bateria não serão transportados como bagagem de mão nem despachados no porão da aeronave. Os passageiros que embarcarem com o dispositivo inapropriadamente serão orientados pelos profissionais das companhias aéreas a manterem o dispositivo desligado e a não recarregarem o aparelho durante o voo. A recomendação é válida até que a fabricante realize a substituição dos modelos defeituosos.
“As medidas adotadas pela Anac, que têm por objetivo garantir a segurança das operações aéreas, estão em consonância com as práticas tomadas recentemente pelas autoridades de aviação civil americana, Federal Administration Aviation (FAA), e europeia, European Union Aviation Safety Agency (EASA)”, diz a nota.
COMPANHIAS AÉREAS
Reforçando as medidas de segurança adotadas pelas principais autoridades de aviação civil do mundo, a Anac encaminhou nesta semana recomendação às companhias aéreas do país quanto à proibição do transporte do MacBook Pro de 15 polegadas. No documento, a Agência sugere que empresas informem a tripulação, os passageiros e os funcionários sobre as restrições e limitações no transporte do equipamento.
Leia mais em mercado&eventos