Drink servido no hotel Sofitel Bogotá Victoria Regia com misturadores de madeira (créditos: Accor/Divulgação)
Cada vez mais consciente e engajada nas questões ambientais, a Accor vem lançando mão de ações globais em prol do meio ambiente. A empresa saiu na frente em 2018 e reduziu 70% do uso de canudos plásticos em seus hotéis após o lançamento da campanha “Canudo pra quê?”, que promete eliminar o canudo plástico de suas operações e fazer a sociedade se questionar quanto à necessidade dos canudos nas bebidas. Em 2019, a rede é pioneira, mais uma vez, na substituição das hastes flexíveis de plástico por hastes de papel, que são 100% biodegradáveis. Essa iniciativa acontece em parceria com a Realgems, fornecedor homologado da Accor na América do Sul.
Edição do DT e agências.
Os hotéis têm, cada vez mais, se engajado com a causa e tomado medidas para a redução do material.
O ibis Styles Anhembi, por exemplo, implementou um projeto piloto na América do Sul para reduzir itens de plástico: garrafas, sacolas de lavanderia, copos e sacolas utilizadas no bar, sacos de lixo, potes de iogurte,
entre outros itens. A meta é reduzir 20% do lixo gerado pelo hotel e substituir 30% do plástico por materiais biodegradáveis até o final de 2019. Com essa mudança, mais de 22 mil copos descartáveis, 12 mil sacolas plásticas e 18 mil garrafas plásticas de água deixarão de poluir o meio ambiente por ano.
Já o hotel Mercure São Paulo Jardins substituiu as garrafas plásticas utilizadas no restaurante e nos eventos por jarras de vidro. O resultado foi positivo, com grande aceitação dos clientes e reduziu o descarte de 50 mil garrafas plásticas no ano.
O Sofitel Bogotá Victoria Regia também já aplicou diversas mudanças. Em 2018, eliminou os agitadores de bebida de plástico e agora utiliza os feitos por bambu, e as garrafas de água são de vidro. O hotel também tem desafiado fornecedores a trazerem alternativas sustentáveis e sem plástico, atuando, principalmente, na mudança de paradigmas, como no caso das pantufas, que deixaram de ser embaladas individualmente em sacos plásticos.
Para este ano, o Grupo apresenta novos compromissos para incentivar a mudança comportamental no hóspede e fazer com que ele leve esse novo hábito sustentável e dissemine-o:
- Substituir os misturadores de drinks por item sustentável;
- Substituir os cotonetes de plástico por cotonetes de papel;
- Substituir sacolas plásticas por item sustentável;
- Erradicar copos de plástico e talheres descartáveis nos hotéis que usam esses itens para funcionários e convidados.
“O consumo consciente e a redução do uso de plásticos fazem parte da estratégia global da Accor. Portanto, entendemos que temos o dever de estimular a mudança comportamental em nossos hóspedes, colaboradores e fornecedores.”, comenta Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa Accor na América do Sul.
Fonte: Diário do Turismo