É com imensa satisfação que informamos que nosso Presidente, Dr. Marcos Arbaitman, assumiu, em 23 de maio de 2016, a Presidência da Fundação Cultural Exército Brasileiro.
Os primeiros atos que Marcos Arbaitman pretende fazer é com relação à restauração do “Monumento a Duque de Caxias”, o mais importante do Exército e está degradado.
“Nós queremos torna-lo um ponto turísticos de São Paulo, um lugar para as pessoas visitarem e conhecerem a história”, explica Marcos Arbaitman.
Segundo Arbaitman, executivos da empresa Porto Seguro, que tem uma série de prédios na região da Praça Princesa Isabel, onde está instalado o monumento desde 1960, demonstram interesse em bancar o projeto. Procurada pela reportagem da Folha, a empresa não confirmou oficialmente.
A restauração não será tão fácil de sair do papel: o monumento é tombado pelas três instâncias do patrimônio histórico nacional (federal, estadual e municipal). Por isso, é necessário a aprovação dos órgãos responsáveis.
Por sua vez a prefeitura afirma que o Conpresp (conselho municipal de patrimônio) já autorizou a reforma. “Para deixar ruim, não precisa de nada. Para reformar, é uma grande burocracia”, critica Arbaitman, que no futuro pretende abrir Fortes do Exército para visitação.
Fonte: Folha de São Paulo 22/05/16 as 02h00. Adaptado por Maringá Turismo.