Veja como emitir o certificado de vacinação para viagens em três idiomas

E mesmo que o documento não seja previsto de forma normativa publicada internacionalmente, facilita a entrada no Exterior, pois alguns países estão aceitando como comprovante de imunização.

Por meio do Conecte SUS Cidadão, é possível emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 em português, inglês e espanhol. O documento comprova a imunização do cidadão contra o novo coronavírus e facilita o acesso do brasileiro em viagens, principalmente internacionais.

Para emissão, é preciso concluir o ciclo vacinal. Após esta etapa, o registro da vacinação deverá ser inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde: RNDS Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios.

Assim que os dados enviados forem processados para a RNDS/Ministério da Saúde, são apresentados de forma automática no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir, no serviço vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

E mesmo que o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19 não seja previsto de forma normativa publicada internacionalmente, facilita a entrada no Exterior, pois alguns países estão aceitando como comprovante de imunização.

Veja detalhes do certificado
Quem pode utilizar esse serviço?
Todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal finalizado contra a Covid-19 e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Etapas para a realização deste serviço?
1. Tomar a dose integral da vacina (dependendo do imunizante – duas doses ou dose única) em um Centro de Imunização ou em uma Unidade Básica de Saúde.

Observação: O registro pode ser realizado por profissional em sistema de informação ou em papel. No último caso, há um processo de digitação, organizado pela Vigilância Epidemiológica local, que em alguns casos podem ou não ser realizado pelo vacinador.

 

Leia mais em O POVO

Previous Alta avalia como muito restritiva a flexibilização de viagens no Chile

Plantão Emergencial – São Paulo: 11 3156 7600 | Demais localidades: 0800 770 0750

© 2023 Maringá Turismo. Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo