Campanha para a retomada do turismo no Brasil tem adesão histórica de 32 entidades e mais de 21 mil empresas do segmento
Com a pandemia do novo coronavírus ainda presente pelo mundo, as viagens internacionais estão sendo adiadas pelos turistas. Com isso, o turismo interno ganha força ao mesmo tempo em que é preciso seguir tomando todos os cuidados para evitar a transmissão do vírus. É buscando essa conscientização e o cumprimento dos protocolos de segurança que o Ministério do Turismo criou o Selo do Turismo Responsável, Limpo e Seguro.
Esse selo é um atestado de compromisso gratuito e de adesão espontânea, pelo qual as empresas que integram a cadeia produtiva do turismo poderão demonstrar a seus clientes, turistas e usuários que estão comprometidas com os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelos órgãos oficiais para conter a disseminação da COVID-19 em seus estabelecimentos.
Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.