O segundo relatório da série “Mastercard Recovery Insights”, chamado de “Travel Check-in”, foi lançado nesta terça-feira (8). O foco deste novo estudo esteve nos impactos da pandemia, incluindo tendências que estão surgindo nos gastos com viagens. A análise revelou que dentro do G20, Itália, Rússia e França estão no topo em relação a recuperação de seus gastos com viagens e entretenimento, com níveis muito parecidos com 2019.
Brasil e Índia, por sua vez, estão se recuperando mais rapidamente em relação aos níveis regionais gerais. “Embora a Europa esteja liderando a recuperação regional por meio de viagens intrarregionais, alguns países individuais maiores estão se recuperando com relativa rapidez por meio de viagens aéreas domésticas. Isso é perceptível nos países do BRICS, Brasil, Rússia, Índia e China”, revelou o MasterCard.
Uma análise comparativa de cartões individuais e cartões empresariais mostra que o gasto com viagens aéreas e aluguel de carros está voltando para o consumidor comum antes do que para viagens com fins comerciais. “À medida que a economia global começa a mostrar sinais de melhora, um número de novas tendências tem surgido para espelhar hábitos gerais de consumo – em particular a diminuição do raio de consumo no varejo, visto que os consumidores estão de deslocando para locais mais perto de casa”, destacou o estudo.
Veja mais em m&e