A Iata está alertando sobre o potencial caos nos aeroportos, a menos que os governos adotem rapidamente processos digitais para gerenciar credenciais de saúde em viagens, como testes para a covid-19 e certificados de vacina, entre outras medidas relacionadas à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a associação, os impactos serão graves:
- Antes da covid-19, os passageiros, em média, gastavam cerca de 1,5 horas nos processos de viagem (check-in, segurança, controle de fronteira, alfândega e retirada de bagagem)
- Os dados atuais indicam que os tempos de processamento do aeroporto aumentaram para 3 horas durante o horário de pico, com volumes de viagem em apenas cerca de 30% dos níveis pré-covid. Os maiores aumentos ocorrem no check-in e no controle de fronteiras (emigração e imigração), onde as credenciais de saúde para viagens são verificadas principalmente como documentos em papel
- A entidade sugere que, sem melhorias nos processos, o tempo gasto nos processos do aeroporto poderia chegar a 5,5 horas por viagem, com 75% dos níveis de tráfego pré-covid, e 8 horas por viagem, com 100% dos níveis de tráfego pré-pandemia
Leia mais em Panrotas