Marcos Arbaitman comenta nova alíquota do IOF e alerta para a importância
de planejar gastos em viagens internacionais
Tributação sobre compras no exterior e câmbio em espécie passa a ser de 3,5%
O Governo Federal deu início ao cronograma de redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente sobre compras internacionais realizadas com cartão de crédito. A alíquota atual, de 4,38%, será reduzida de forma gradual até ser totalmente extinta em 2028.
A mudança pode impactar diferentes setores da economia, incluindo o turismo e as viagens corporativas, que utilizam frequentemente esse tipo de transação durante deslocamentos internacionais.

O transporte aéreo brasileiro deu um passo à frente na percepção de qualidade entre os passageiros. De acordo com a mais recente pesquisa divulgada pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, a média nacional de satisfação nos aeroportos do Brasil atingiu 4,44 pontos no primeiro trimestre de 2025.
Segundo dados divulgados, o Aeroporto Internacional de Brasília foi eleito o mais bem avaliado do Brasil no primeiro trimestre de 2025. O ranking considera critérios como limpeza, conforto, atendimento, tempo de espera e qualidade da sinalização.
Outros aeroportos que se destacaram incluem:
-
Viracopos (Campinas – SP)
-
Afonso Pena (Curitiba – PR)
-
Guararapes (Recife – PE)
Os dados reforçam a evolução da infraestrutura aeroportuária nacional, especialmente relevante para o público corporativo, que depende de eficiência e agilidade em seus deslocamentos.
China libera entrada de brasileiros sem visto para viagens de até 30 dias

A medida já está em vigor e representa um importante avanço na facilitação de deslocamentos internacionais.
A novidade deve impulsionar missões empresariais, participação em feiras internacionais e visitas técnicas, ampliando a integração econômica e cultural entre os países. Para o setor de viagens corporativas, trata-se de uma conquista estratégica, que favorece a mobilidade executiva e reduz barreiras burocráticas.