Quando se fala em parque temático, os grandes empreendimentos de Orlando são os primeiros a serem lembrados. Mas há parques menores dedicados a temas bem mais estranhos que os personagens da Disney ou espetáculos com animais marinhos.
Um exemplo é a Hacienda Napoles, a 165 km de Medellín, na Colômbia.
Com zoológico, brinquedos aquáticos, locais de hospedagem e estátuas de dinossauros, tem como pano de fundo o traficante Pablo Escobar (1949-1993), que ali construiu seu parque de diversões particular, com pista de aterrissagem e várias espécies de animais exóticos.
Após a morte de Escobar, o local passou para as mãos do governo colombiano, e, após um período de indecisão sobre seu fim -em que vários animais morreram-, foi transformado em parque temático.
Quem busca um tema mais leve pode visitar um dos quatro parques Diggerland, em Devon, Durham, Yorkshire e Kent, na Inglaterra, que têm como tema… maquinário de construção.
Crianças e adultos podem andar e operar escavadeiras e tratores reais, além de andar em brinquedos inspirados nas máquinas. Alguns eventos, como corridas de escavadeiras, são apenas para maiores de 17 anos.
Já o Gruto Parkas, a 120 km de Vilna, capital da Lituânia, é dedicado a estátuas da era soviética. Apelidado de “mundo de Stálin”, abriga as imagens de líderes soviéticos que foram desmanteladas após a independência do país.
Dollywood, no Estado norte-americano do Tennessee, tem como principal personagem a cantora de country Dolly Parton.
O empreendimento é dividido em duas áreas: Dollywood em si e Dollywood Splash Country, parque aquático com tobogãs e corredeiras para relaxar em boias.
No primeiro, entre montanhas-russas e casas de show -espetáculos musicais são parte importante da diversão ali-, há o ônibus que levou Dolly Parton em tours.
Já o Jeju Love Land, na Coreia do Sul, é totalmente dedicado ao sexo, com estátuas eróticas dignas de figurar no “Kama Sutra”.
Por fim, o Bonbon Land, na Dinamarca, apresenta personagens infantis com uma pitada de escatologia. Um dos brinquedos, por exemplo, traz um cachorro com problemas de flatulência.
E vem mais por aí. Na França, o prefeito de uma pequena cidade anunciou planos de um parque temático sobre Napoleão Bonaparte!
Fonte; Folha de São Paulo