Em recente processo para evitar uma recuperação judicial e consequentemente a possível falência, a low-cost islandesa Wow Air afirmou por meio de seu website que encerrou suas operações e cancelou todos os voos que estavam agendados. Milhares de passageiros acabaram sendo afetados pela radical decisão da companhia, que pode ser lida AQUI em inglês.
Em nota, a Wow Air afirmou que os passageiros que precisam viajar devem reservar assentos com outras transportadoras. E uma série de companhias aéreas agora devem passar a oferecer tarifas mais baixas e com desconto para aqueles passageiros que foram afetados pelo encerramento da Wow Air. Wizz Air, easyJet e Norwegian já estariam oferecendo voos com condições especiais. A Norwegian, por exemplo, afirmou que a “repatriação de tarifas” estaria disponível com um desconto de 25% até o dia 8 de abril.
Ainda no site da Wow Air, é possível encontrar uma série de metódos que podem ser realizados para reaver o preço gasto pelas passagens aéreas. A companhia orienta ainda que os bilhetes comprados por cartão de crédito ou via agente de viagens devem ser pedidos para ser ressarcidos. Se isso não acontecer, haverá consequências para Wow, o que faz parte do regulamento de Direitos do Passageiro dentro da União Europeia. Em caso mesmo de falência, quem pagaria a conta seria o administrador ou liquidante.
A Wow Air é a mais recente companhia aérea de uma série que encerraram suas operações nos últimos três anos. Fundada em 2011, a low-cost irlandesa ficou apenas oito anos no mercado e agora se junta a Monarch, airberlin, Azurair Germany, Cobalt Air, Primera Air, Small Planet Airlines, SkyWork, Germania e Flybmi, empresas que deixaram de operar de 2017 para cá.
Fonte: mercado&eventos