A companhia aérea Gol reuniu mais de 500 pessoas para mostrar, em primeira mão, sua nova aeronave Boeing 737 Max 8. O evento ocorreu na última terça-feira (28), em São Paulo. O avião já foi incluído nas operações da companhia durante o mês de agosto, mas essa foi a primeira oportunidade em que o trade pôde conhecer o modelo de perto.
“Estamos oferecendo voos diretos a bordo da mais alta tecnologia disponível na aviação mundial. É um marco para a Gol, para a aviação brasileira e para a Boeing ter esse modelo voando pela primeira vez no País”, comemorou Paulo Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas.
A chegada do novo avião é parte de um plano de renovação completa da frota da companhia aérea, que será concluído até 2027. Ao todo, a Gol encomendou 135 novas aeronaves. “A expectativa é receber, em média, um avião novo a cada 40 dias nos próximos anos”, explicou Kakinoff.
Para o vice-presidente de Vendas para a América Latina da Boeing, Ricardo Cavero, o posicionamento da Gol mostra o protagonismo da companhia na aviação mundial. “Uma empresa assumir esse compromisso de expansão hoje significa, também, comprometimento com a modernização da aviação nos próximos vinte anos”, elogiou.
Diferenciais
O principal benefício do Boeing 737 Max 8 em relação ao modelo antigo 737-800 Next Generation utilizado pela Gol é a capacidade de economizar combustível. A nova aeronave funciona com um consumo 15% menor de querosene e, consequentemente, um aumento de 15% no alcance das rotas – cerca de 1 hora e meia a mais. Isso significa que, além de poupar dinheiro, a companhia aérea pode investir em operações de maiores distâncias e chegar a destinos novos.
“É um cenário promissor, e que reforça a vantagem competitiva da Gol, se pensarmos que o querosene alcançou seu preço mais alto no Brasil na semana passada”, apontou Kakinoff.
O novo jato possui 186 assentos e uma antena que permite aos passageiros acessarem a internet durante os voos. Basta fazer a conexão por meio de um smartphone, tablet ou notebook.
De acordo com Kakinoff, 90% da tripulação técnica e comercial da Gol já está treinada para operar a tecnologia da nova aeronave. Nesse sentido, a preparação vem sendo feita há quatro anos.
Novas rotas
Até o momento, a Gol confirmou a utilização do Boeing 737 Max 8 nas rotas para Miami e Orlando, saindo de Brasília (DF) e Fortaleza (CE) a partir de novembro deste ano. Além disso, há também uma nova operação entre São Paulo e Quito, no Equador, prevista para iniciar em dezembro.
“Por conta das características da aeronave, optamos por começar nas redes internacionais e de longa distância, prioritariamente. Ainda vamos trabalhar a expansão dessa malha para outros destinos da América Latina e do Caribe. Dá para calcular uma média de 1 novo destino a cada semestre”, afirmou o presidente da companhia aérea.
Fonte: brasilturis