A expectativa é que neste segundo trimestre haja uma redução nas movimentações de viagens no setor corporativo por conta da Copa das Confederações, conclui a pesquisa trimestral da ABRACORP. Ainda segundo a pesquisa, o preço médio das passagens aéreas nacionais registrou um aumento de 9,2% se comparado ao ano passado. As companhias aéreas reduziram a oferta em rotas de menor demanda, mantendo oferta nas principais ligações corporativas, reduzindo o nível dos descontos.
Pela primeira vez, a Gol liderou o segmento de viagens nacionais, com 34,5% de participação com mais de R$ 414 milhões. A TAM ficou logo atrás, com 32,9% já no segmento internacional, a TAM manteve a liderança, registrando mais de R$ 155 milhões. As vendas de aéreo nacional e internacional representaram mais de 75% do volume total.
No geral, a tarifa média para o exterior caiu 7% em relação à 2012. Por outro lado, segundo o Banco Central, os gastos dos brasileiros no exterior somou mais de U$ 6 bilhões, somente no 1˚ trimestre de 2013, 12% acima do que em 2012. A hotelaria nacional apresentou uma elevação da diária média em mais de 38% e o internacional, em 45% . O grande destaque está, novamente, no segmento de hotelaria independente, com mais de 41% de participação na composição de market-share da Abracorp e se mantiveram a frente das redes Atlantica e Accor.