A torre do Big Ben, um dos monumentos mais característicos de Londres, passou a se chamar Torre Elizabeth nesta quarta-feira (12) em uma homenagem à rainha britânica, que recentemente celebrou seus 60 anos de trono.
Em uma cerimônia ao pé da agora Torra Elizabeth, situada em um dos lados do Palácio de Westminster, o presidente da câmera dos Comuns, John Bercow, oficializou o monumento com o nome da soberana britânica, de 86 anos. “A rainha é uma das figuras públicas mais respeitadas do mundo. Ela nos lembra que somos e o significado de ser britânico. É uma honra ver esta Torre do Relógio ser rebatizada em reconhecimento ao seu trabalho”, assegurou Bercow durante a cerimônia.
A decisão desta mudança estava aprovada pela maioria dos parlamentares da câmera dos Comuns desde o último mês de junho, época das celebrações do Jubileu de Diamante de Elizabeth II. Anteriormente, a torre era conhecida popularmente como Big Ben por causa do grande sino, de 13 toneladas, que ficava no alto do monumento de 96 metros de altura.
O autor da iniciativa da troca de nome do monumento foi o conservador Tobias Ellwood, que buscou apoios durante três meses entre os parlamentares para reconhecer o “longo e constante serviço de Elizabeth II ao país”.
Fonte: EFE