As operações nos dois principais aeroportos de Buenos Aires voltaram a ser afetadas nesta quinta-feira pela cinzas procedentes do complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle, informaram à Efe fontes das companhias aéreas atingidas. Os voos das companhias LAN, Aerolíneas Argentinas e Austral foram cancelados ou sofreram atrasos devido às cinzas do vulcão, que causaram neste ano diversos problemas nas operações do Aeroporto Internacional de Ezeiza e do Aeroparque portenho.
Mais de dez voos foram afetados, principalmente os com destino a Santiago do Chile e a províncias da Patagônia, onde foram registradas nuvens de cinzas. “As operações aéreas em alguns dos aeroportos da concessão sofreram mudanças devido à nebulosidade causada pelas cinzas do vulcão Puyeheu. Pedimos aos passageiros que consultem a situação de seus voos”, indica o site da empresa Aeroportos Argentina 2000, concessionária da maioria das estações aéreas do país.
Desde que o complexo vulcânico chileno entrou em erupção em 4 de junho, os aeroportos de Buenos Aires suspenderam suas operações diversas vezes, da mesma forma que as estações em outros pontos do país. O aeroporto de Bariloche, um dos principais centros turísticos do país, permaneceu fechado por quase 100 dias, até 17 de setembro, mas logo após esse período voltou a sofrer interrupções pelas cinzas.
A erupção vulcânica causou prejuízos milionários no setor turístico e agropecuário, pois muitos animais morreram de fome devido à destruição dos pastos, que foram cobertos pelas cinzas.
Fonte: Terra