O blogueiro Paco Nadal, que escreve para o canal “El Viajero” do jornal diário espanhol “El País”, fez uma divertida lista sobre os dez mandamentos do turista 2.0, a partir de um suposto e-mail trocado entre Deus e Moisés sobre o tema. Segundo ele, o disco rígido do iPad encontrado em escavações nos arredores do mar Morto estava muito danificado, mas foi possível recuperar um arquivo .docx cujo conteúdo traduzo livremente logo abaixo. (Claro, isso é uma brincadeira com uma dose de ironia, mas a ideia é se deixar levar pelo senso de humor!)
“Assunto: os dez mandamentos do turista 2.0
De: Deus
Para: [email protected]
1. Adorarás os guias de papel, mas também baixará tudo o que precisa gratuitamente em seu celular.
2. Santificarás os comentários de outros viajantes no Facebook
3. Ligarás teu celular tão logo que uma roda do avião toque a terra (o mundo não poderá aguentar mais sem ter notícias tuas)
4. Ao chegar em um hotel, antes do preço ou da disponibilidade de frigobar, perguntarás com ansiedade: “tens Wi-Fi?”
5. Não maldirás a letra pequena da internet das companhias aéreas baratas da Europa (no fim das contas, viajas graças a elas)
6. Tuitarás ao menos uma foto a cada duas horas
7. Esquecerás a carteira ou o passaporte, mas jamais cometerás a imprudência de esquecer o carregador do celular
8. Evitarás os pensamentos impuros e os lugares sem redes
9. Não escreverás falsos testemunhos tampouco mentiras nos comentários do TripAdvisor, Booking e outros sites de resenhas de viagens
10. Não furtarás o tempo às redes sociais com banalidades como desfrutar de um pôr do sol em silêncio ou falar com o povo local
Todos esses mandamentos se resumem em um só: durante a viagem, amarás as suas contas do Twitter e do Facebook acima de todas as coisas, e a Mark Zuckerberg como a si mesmo.”
Fonte: Folha de São Paulo