O Ministério do Turismo divulgou há pouco os resultados do Estudo da Demanda Internacional no Brasil, encomendado à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Embratur. A pesquisa entrevistou mais de 30 mil estrangeiros que estiveram no País entre janeiro e outubro do ano passado.
Um dos itens que mais chamou a atenção foi o aumento no nível de excelência máximo atribuído ao Brasil pelos visitantes: em 2009 o índice foi de 26,6% e em 2010, 31,5%. O estudo mostrou também que, com 30,9%, a internet é a principal fonte de informação do Brasil para os viajantes pesquisados. Entre os entrevistados, 28,4% afirmaram ter pedido a opinião de parentes e amigos antes de viajar, o famoso boca a boca.
“Somos sim um destino de lazer, conhecido pelo sol e pelas praias, porém os próximos eventos esportivos irão nos fortalecer em outros aspectos junto ao turista internacional. Iremos qualificar mais ainda nossos pontos positivos e melhorar as avaliações que não obtiveram boas qualificações”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
A pesquisa mostrou que o lazer é a principal motivação para 46,1% dos entrevistados – os Estados mais visitados foram Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Bahia. As cidades foram Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Florianópolis, São Paulo, Búzios e Salvador. As viagens a negócio representaram 23,3% das viagens.
Fonte: Panrotas