Viajar de avião com um animal de estimação pode parecer complicado e até mesmo assustador para alguns tutores. Além das preocupações com a segurança e bem-estar do animal, há também a atenção às partes mais burocráticas, como a documentação necessária e das regras específicas de cada companhia aérea e país de destino. Quando se trata de voos internacionais, essas preocupações podem se tornar ainda mais complexas. No entanto, com o planejamento adequado e a compreensão das políticas envolvidas, é possível viajar com seu pet para destinos internacionais de forma segura e tranquila. Como são as regras de voos nas três principais companhias aéreas?
LATAM
Nas aeronaves da LATAM, é permitido o transporte de cães e gatos na cabine, na parte inferior da nave ou no departamento de carga. Tudo dependerá das características do animal, como raça, peso e tamanho.
Para isso, o dono deverá apresentar toda a documentação para a origem, conexão e destino da viagem. O pet deverá estar com a saúde perfeita para viajar, tendo completado pelo menos 16 semanas de idade e desmamado por, pelo menos, 5 dias antes do embarque. Deverá apresentar dois atestados veterinários com data máxima de 10 dias antes da viagem, constando informações como nome do pet, idade, raça, vacinas e declaração de bom estado de saúde.
Levar o animal no bagageiro, porém, é permitido apenas em itinerários com, no máximo, uma conexão.
GOL
A GOL permite que animais com até 10 kg, sejam eles cães ou gatos, viajem com o passageiro na cabine, logo abaixo do assento, não podendo sair de suas caixas de transporte. Solicita-se que os cães já estejam acostumados com a caixa de transporte, para evitarem latidos durante o voo por conta do estresse.
São aceitos animais com, no mínimo, 6 anos de idade e com atestado veterinário com informações completas: raça, origem, idade, nome e, caso tenha, pedigree. Em voos internacionais, é solicitado um atestado sanitário expedido em até dez dias antes da emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI), carteira de vacinação e certificado zoosanitário internacional.
Outras espécies de animais são transportadas pela GOLLOG Animais, unidade que cuida especificamente deste assunto, e devem ser suas reservas feitas com, no mínimo 48h de antecedência.
AZUL
Na Azul, também é permitido voar com o bichinho na cabine da aeronave, sendo permitido 1 animal em voos nacionais e até 5 em voos internacionais. Devem ter mais de 4 meses de idade e o transporte é feito mediante o pagamento de US$/EUR 150,00 (cento e cinquenta dólares/euros) para cabine econômica e US$/EUR 300,00 (trezentos dólares/euros) para executiva. Entretanto, nenhum pet poderá viajar no colo ou fora da mala de transporte apropriada, que podem ser tanto rígidas quanto flexíveis, desde que possua reforço da estrutura e de material impermeável.