Veja tecnologias anticovid dos aeroportos

Lá se vão mais de seis meses desde que o coronavírus chegou oficialmente ao Brasil e um dos setores mais afetados é o de turismo. Desde então, muita coisa mudou em aeroportos e voos para tornar a viagem mais segura —ou pelo menos passar essa sensação a quem voa. Já outros procedimentos do setor continuam iguais.

O que já existe

Tapete virtual.

O que é?

Tecnologia de projeção em realidade aumentada no chão dos assentos para embarque feita pela startup Pacer e adotada pela Azul. Está em funcionamento em nove aeroportos pelo Brasil: Curitiba, Santos Dumont (RJ), Campinas, Congonhas (SP), Vitória, Florianópolis, Recife, Belo Horizonte e Goiânia.

Como funciona?

A ideia do tapete surgiu antes da covid-19, mas ganhou impulso com o atual momento. A tecnologia funciona por meio de 12 projetores, com quatro câmeras no teto e mais dois monitores para as pessoas poderem ver o que está sendo projetado no chão. O tapete ainda conta com inteligência artificial e reconhecimento de pessoas para saber o que projetar. Ele só “anda” a fila se as pessoas estiverem de fato andando.

Check-in remoto

O que é?

Companhias aéreas tem investido em soluções para evitar contatos entre pessoas na hora do check-in. A solução mais interessante é a da Latam, que tirou os funcionários fisicamente de alguns balcões e colocou no lugar monitores. Essa novidade está disponível em Congonhas, Santos Dumont, Vitória e Florianópolis.

Como funciona?

A Latam usa um monitor integrado com um sistema de videoconferência para tirar o funcionário da área do check-in. Ao chegar a sua vez na fila, o passageiro conversa com o atendente da aérea por esse monitor e é instruído sobre o que precisa fazer. O atendente vê o funcionário por uma câmera, enquanto outra na área da colocação da bagagem cuida da aferição do peso. Essa tecnologia permite até mesmo que o funcionário no monitor sequer esteja no aeroporto. Um funcionário em uma sala de Congonhas poderia atender uma pessoa na fila do check-in no Rio de Janeiro, por exemplo. Toda a comunicação é feita pela rede da Latam, com cabeamento do aeroporto.

Veja mais em uol

 

 

Previous Itália prorroga medidas como uso de máscaras e restrições nas viagens

Plantão Emergencial – São Paulo: 11 3156 7600 | Demais localidades: 0800 770 0750

© 2024 Maringá Turismo. Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo