Vai viajar ao exterior? Veja que cuidados tomar em tempos de coronavírus

Para quem está com viagem marcada para o exterior, as notícias de que o coronavírus já atingiu 46 países e de que o segundo caso foi confirmado no Brasil devem gerar uma série de perguntas sobre como proceder com os preparativos e até se é prudente ou não embarcar.

A resposta não é tão simples. Tudo depende do destino escolhido, da condição de saúde do passageiro e do que irá fazer ao desembarcar, além de outros cuidados que podem ser tomados. Mas como se precaver? Há países que devem ser evitados? E se a passagem já estiver comprada? Veja a seguir:

Evite países em monitoramento

Não é só na China, país que concentra mais de 90% dos casos registrados, que você deve tomar cuidado. A primeira questão a fazer sobre o seu destino final é se o país tem um número relevante de transmissão local (ou seja, entre cidadãos) ou não.

Onde há casos confirmados de coronavírus

China (Hong Kong e Macau), Afeganistão, Alemanha, Argélia, Armênia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahrein, Belarus, Bélgica, Brasil, Camboja, Canadá, Catar, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Equadror, Espanha,  Estônia, EUA, Filipinas, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Índia, Irã, Iraque, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Kuait, Líbano, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Malásia, México, Mônaco, Nepal, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Omã, Paquistão, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, República Tcheca, Romênia, Rússia, San Marino, Singapura, Sri Lanka, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan e Vietnã – Atualizado às 11h de 2 de março
Fonte: AFP

Evite grandes aglomerações

Se a viagem for a turismo, é natural que estejam na lista os pontos mais famosos — e, consequentemente, mais lotados — do destino.

A OMS recomenda, no entanto, que se evitem lugares fechados com muitas pessoas, em especial nos países com transmissão ativa. Por isso, por mais que seja atrativo entrar em alguns locais tradicionais, é melhor pensar duas vezes.

Cuidado nos meios de transporte

Nos aeroportos, como em qualquer local de grande movimentação de turistas, evite passar a mão em corrimãos e balcões e, nos voos, use os panos umedecidos fornecidos pelas empresas.

Companhias aéreas ao redor do mundo têm expedido comunicados para reafirmar as condições de higienização das aeronaves em busca de evitar contaminação.

Máscara cirúrgica não resolve o problema

Pode comprar algumas máscaras cirúrgicas para colocar na mala, mas é importante lembrar que seu uso pode ajudar, mas não resolve o problema.

Na verdade, elas são mais recomendadas a quem está doente, para tentar fazer a filtragem do vírus, só que não apresentam 100% de eficiência.

O uso dessas máscaras também não está entre as técnicas de prevenção citadas pelo Ministério da Saúde, que as recomendas aos profissionais que vão tratar a doença, junto ao resto da roupagem adequada.

Leia mais em UOL

Previous British Airways cancela voos por queda de demanda

Plantão Emergencial – São Paulo: 11 3156 7600 | Demais localidades: 0800 770 0750

© 2024 Maringá Turismo. Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo