Tendência do turismo mundial, o Ecoturismo – ou Turismo Ecológico – desponta como a melhor alternativa para explorar regiões do Brasil fazendo uso sustentável dos atrativos do meio ambiente. Por definição, o Ecoturismo é a busca de experiências únicas e exclusivas, a partir da prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, utilizando de forma sustentável os patrimônios naturais e culturais, a fim de promover consciência ambiental e bem estar de todos os envolvidos. No Brasil, o Ecoturismo cresce mais do que o turismo comum, porque o interesse por atividades que não degradem o meio ambiente tem sido o carro-chefe das viagens turísticas. E não foi à toa que a National Geographic escolheu o Brasil como melhor destino de Turismo de Aventura do mundo.
[h3]Região Sudeste[/h3]
Na região de Campos do Jordão, estado de São Paulo, não se vive apenas de chocolate quente. Perto dali, em São Bento do Sapucaí, está uma das mais tradicionais rotas de escalada do estado. A prática pode ser feita no complexo do Baú, onde estão as famosas Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata.
Está em dúvida sobre qual esporte ecológico praticar? Vá a Brotas e decida. A cidade, no interior de São Paulo, oferece opções desde bóia-cross e rafting a arvorismo e cavalgadas. O melhor: em meio à mata nativa rigorosamente preservada.
Não peça socorro! Aventure-se em Socorro, a 130km da capital paulista, em plena Serra da Mantiqueira. Por lá, muita tranqüilidade para as atividades aquáticas e terrestres. Suba a Pedra da Bela Vista e se atire! Rapel, vôo livre e trekking são algumas atividades típicas do pico.
Em Minas, explore a Serra da Canastra, cujo parque nacional foi criado para proteger as nascentes do rio São Francisco. Abuse do trekking para alcançar a cachoeira Casca D´Anta, considerada a primeira grande queda – são quase 200 metros – do “velho Chico”. Mas atente para a melhor época de visitação: entre abril e outubro chove menos.
Entre maio e setembro, acontece a temporada de montanhismo na Serra dos Órgãos, estado do Rio de Janeiro. Entre Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, o maciço atrai amantes do trekking, dispostos a caminhar por três dias até o cume da Pedra do Sino e do Dedo de Deus. As cachoeiras ao longo do percurso permitem a prática do rapel – quando o frio permite que o toque na água não seja congelante.
Os amantes de aventura têm ainda a Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, para praticar a escalada. O Pico da Bandeira, principal atração, tem 2.892 metros de altitude. Quem tem muito medo de altura pode esquecer: a região é a segunda mais alta do país.
Fique ligado no Blog da Maringá! Em breve, as dicas de outras regiões do Brasil!