A parceria entre a Delta Air Lines e a LATAM, anunciada de forma repentina em setembro, prometia desencadear novos movimentos no mercado de aviação comercial nas Américas e eles já estão ocorrendo. Na semana passada, surgiram rumores de que a American Airlines estaria negociando uma parceria com a Gol Linhas Aéreas capaz de integrar a malha de voos das duas empresas na região.
A aproximação das duas companhias aéreas era esperada após serem deixadas de lado pela parceria entre a Delta e a LATAM. Até então, a American mantinha um longo relacionamento com LAN e TAM, que deram origem à LATAM, e são membros da aliança Oneworld. Após tentar costurar uma aliança mais ampla na região e que daria origem a uma joint venture, a iniciativa acabou barrada pela Suprema Corte chilena.
Para a Gol, a relação com a Delta era até mais profunda. A empresa aérea dos EUA era uma das suas acionistas e possuía vários acordos de compartilhamento com a empresa brasileira, além de um hub bem sucedido em Fortaleza. A relação era tão próxima que durante o aterramento do 737 MAX, a Gol contou com aviões da Delta para cobrir alguns voos vindos dos Estados Unidos.
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