Imagem: André Gustavo Stumpf/Flickr
A Agência Nacional de Aviação (ANAC) começa, nesta segunda-feira (29), o processo de distribuição dos horários de partidas e chegadas da Avianca Brasil no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na semana passada, a agência definiu novos critérios para a divisão de 41 slots (horários de direito de pousar e decolar em aeroportos ) e decidiu que apenas empresas com menos de 54 deles poderiam concorrer.
Na prática, a medida impede que a Latam e Gol disputem os horários de pouso e decolagem, já que a Latam possui 236 slots e a Gol, 234. A Azul é a maior beneficiada com a decisão. Ela é a terceira maior empresa do país e ocupa menos de 5% do espaço do aeroporto central de São Paulo.
Para a advogada especialista em direito aeronáutico, Maria Regina Lynch, a decisão da ANAC beneficia empresas entrantes. Apesar disso, a profissional questiona a capacidade dessas companhias de operarem em Congonhas. “São empresas muito pequenas, são empresas que operam aviões pequenos, eu não conheço a capacidade técnica deles, não sei se eles tem capacidade de operar em Congonhas, então é uma coisa que, na realidade, a maior beneficiada será a Azul sem dúvida. Acho que não tem anda de estranho nisso, que realmente estão tentando garantir a concorrência.”
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