Salvador Bahia Airport registra importantes avanços em sustentabilidade

o Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país e vem se destacando por seus avanços na área de sustentabilidade

Em mais um exemplo do seu compromisso ambiental, o Salvador Bahia Airport aumentou em 34% o seu índice de reciclagem. Está em fase de ajustes finais a sua nova Central de Resíduos, que terá capacidade para processar de forma mais moderna e eficiente cerca de 3 mil toneladas de resíduos por ano. A expectativa é alcançar o índice de 50% de reciclagem ainda em 2019 e chegar a 100% em 2020.

No ano passado, foi instalada uma Estação de Tratamento de Efluentes, com 99,5% de eficiência, que permitiu adotar no Terminal o reuso de água. Atualmente, este recurso é aproveitado nas obras em curso no Aeroporto, jardinagem e resfriamento de asfalto. A partir do segundo semestre, o sistema de reuso incluirá também vasos sanitários, atividades dos bombeiros e torres de resfriamento.

As ações não param por aí, o Salvador Bahia Airport já substituiu mais de 1100 lâmpadas convencionais por Led, reduzindo cerca de 66% do consumo energético com iluminação, além de terem sido instalado novos elevadores e escadas rolantes mais eficientes. Em paralelo a isso, está sendo estudada a implantação de uma usina solar de até 5MW, ainda este ano, capaz de suprir a necessidade energética do novo Terminal e píer que estão em construção.

Em mais uma frente de atuação ambiental, o trabalho realizado no gerenciamento de risco de fauna em 2018 resultou na redução de 75% no número de colisões de aves com danos às aeronaves em relação a 2017, o que torna o Aeroporto mais seguro e contribui para a preservação da biodiversidade local. Soma-se a isto, a obtenção de licença para manejo de fauna, que permite a captura de animais encontrados no sítio aeroportuário, encaminhamento para tratamento veterinário, identificação da espécie e posterior devolução à natureza.

Notícia completa em M&E

Related posts