Procon-SP dá dicas a viajantes para o transporte das bagagens

Cartilha também orienta consumidor a evitar problemas ao comprar passagens, reservar hospedagem ou alugar imóveis por temporada

Do Portal do Governo

Quem está planejando uma viagem deve saber quais são seus direitos para não ser enganado. A Fundação Procon-SP criou o projeto Boa Viagem, uma cartilha online e gratuita que traz informações importantes para o deslocamento das bagagens e também da contratação de pacotes de turismo, compra de passagens, viagens nacionais e internacionais, cruzeiros marítimos, hospedagem, aluguel de imóveis para temporada, entre outras situações.

Antes de despachar as malas no avião ou de colocá-las no bagageiro do ônibus, o consumidor deve ficar atento aos detalhes do serviço ou produto contratado. Tanto nos aeroportos como nas rodoviárias, é preciso ter cuidado especial com as bagagens. Reduzir a quantidade de malas diminui custos no caso do transporte aéreo, facilita os deslocamentos e o controle dos volumes.

Em viagens de ônibus ou avião, é importante que as malas sejam identificadas com nome, endereço completo e telefone do viajante. Nas viagens rodoviárias o viajante deve exigir que um funcionário da empresa transportadora identifique toda a bagagem com um tíquete próprio.

Os documentos e objetos de maior valor devem ser levados na bagagem de mão. Nas viagens aéreas, é importante que o passageiro documente através de fotos e notas fiscais o que está sendo despachado, além de identificar as malas. O despacho de itens de alto valor deve ser alvo de uma declaração própria junto a companhia, o que poderá ser cobrado.

A aposentada Maria Ana Guimarães conta que sempre que viaja coloca uma etiqueta com identificação dentro e fora das bagagens. “Além das etiquetas, eu costumo colocar fitas coloridas na alça e cadeados coloridos, para facilitar a localização. Tiro fotos e guardo todas às notas fiscais para se alguma coisa acontecer”, afirma.

Leia mais em Portal do Governo

Related posts