O importante papel do gestor de viagens

O gestor de viagens, ou travel manager, como costuma ser chamado, é um profissional extremamente importante dentro das organizações. Ele elabora a política de viagens, homologa fornecedores como companhias aéreas, hotéis, locadores, agências de viagens corporativas, transfers, entre outras atribuições.

Além disso, encontra as melhores soluções de pagamento, cuida das faturas, das conciliações, dos acordos corporativos e ainda tem a difícil missão de garantir a redução de investimentos em viagens, mantendo alta performance na qualidade de atendimento. Essa, última por sua vez, quando não atingida, desencadeia uma série de reuniões, planos de ações e acompanhamentos.

Mesmo com tantas atribuições voltadas à gestão de viagens, cada vez mais esse profissional acumula funções e, cada vez menos, as empresas o reconhece pelos resultados obtidos no gerenciamento das viagens corporativas. Esse contrassenso entre a importância do gestor e sua não valorização tem algumas causas conhecidas, que podem e devem ser tratadas pelas empresas, para garantir melhores resultados e também o merecido reconhecimento.

Os gestores de viagens normalmente não são bem aceitos pelos colaboradores das empresas, pelo simples fato de defenderem primeiro os interesses da empresa em redução de custos e eficiência nos processos, para posteriormente tratar dos interesses dos viajantes. Mas isso não significa que os gestores de viagens não cuidem ou não se interessem pelo bem estar dos viajantes. É apenas uma questão de prioridade. E esse embate criado faz com que muitos profissionais, incluindo os de alto escalão na empresa, não valorizem o gestor como realmente mereça.

Uma boa alternativa para obtenção de apoio e valorização é o envolvimento dos líderes da empresa na elaboração e validação da política de viagens.  Especialmente, na disponibilidade de sua agenda mensal  para um overview dos resultados obtidos através das ações coordenadas pelo gestor de viagens. Para essa agenda, sugere-se uma pauta com indicadores macro que demonstrem os resultados alcançados, níveis de serviço, análise de aderência à política de viagens e oportunidades futuras.

Com todos engajados, e com o propósito de ter uma gestão eficiente em viagens, certamente os resultados positivos irão proporcionar o reconhecimento deste profissional tão fundamental.

POR DEMETRIUS MIGUEL,
Diretor de Relacionamento e Novos Negócios da Maringá Turismo

Fonte: Brasilturis

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