EMBRAER FAZ PRIMEIRO TESTE COM AERONAVE AUTÔNOMA NO BRASIL

EMBRAER FAZ PRIMEIRO TESTE COM AERONAVE AUTÔNOMA NO BRASIL

Imagem: Embraer 

Protótipo realizou sozinho a operação de taxiamento pela pista sem interferência humana

O primeiro passo para criar um avião autônomo começa com a movimentação em solo e esse ponto a Embraer já começou. A fabricante em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) anunciou nesta terça-feira que realizou a primeira operação de taxiamento sem interferência humana no Brasil.

O teste foi conduzido com um protótipo baseado na plataforma dos jatos executivos Legacy 500 e Praetor 600, na última semana de agosto. A aeronave equipada com um conjunto de sistemas e sensores de navegação rodou por um circuíto previamente estabelecido pela pista de decolagem, área de teste e pátio de forma totalmente independente na unidade da Embraer em Gavião Peixoto. Um piloto acompanhou a operação da cabine, casou houvesse alguma intercorrência, informou a fabricante.

Nos últimos seis meses, pesquisadores da Embraer e da Ufes trabalharam juntos para desenvolver os recursos e tecnologias necessárias para o projeto. A lista de trabalhos incluiu o desenvolvimento de softwares de inteligência artificial, hardwares e o “kit de sensores” com laser, GPS e câmeras, além da integração dos sistemas no avião. Antes de levar o protótipo para a pista, o sistema autônomo de navegação terrestre foi testado em um simulador de voo.

Leia mais em AIRWAY

Related posts