Delta conclui compra de 20% da Latam

Delta conclui compra de 20% da Latam

Imagem: Divulgação

A empresa aérea americana Delta Airlines concluiu a oferta pública de aquisição de ações da Latam, lançada em 27 de novembro e concluída em 26 de dezembro. A companhia adquiriu 121,28 milhões de ações da Latam, o que representa 20% do total de ações emitidas, ao preço de US$ 16 por ação, totalizando aproximadamente US$ 1,9 bilhão.

A oferta foi coordenada pelo Santander. O banco informou que recebeu oferta para aquisição de 503,49 milhoes de ações da Latam e 21,82 milhões de American Depositary Shares (ADS), que representam aproximadamente 86,61% das ações da companhia. Como o número ofertado excedeu a quantidade de ações que a Delta pretendia adquirir, a companhia comprou ações proporcionalmente de cada acionista que fez a oferta.

Do total adquirido, 116,24 milhões eram ações da Latam e 5,04 milhões eram ADS.

A Costa Verde Aeronáutica (CVA), empresa da família Cueto, fundadora da LAN, vendeu 46,75 milhões de ações da Latam para a Delta, reduzindo a sua participação acionária direta e indireta de 26,24% para 20,18%. Com essa participação, a família Cueto ainda se mantém como maior acionista individual da Latam. A família Amaro, fundadora da TAM, manteve participação de 2,6%.

De acordo com a Latam, por se tratar de uma transação de propriedade e controle da Latam, não há efeito financeiro sobre os ativos, passivos ou resultados da companhia.

“Estamos ansiosos para trabalhar com a Latam para criar uma verdadeira parceria de padrão internacional para proporcionar a nossos passageiros um inédito acesso pelas Américas”, afirmou em comunicado Steve Sear, presidente internacional e vice-presidente executivo para vendas globais da Delta.

Leia mais em Valor Econômico

Related posts